Marketing Educacional

27/05/2011 01:32

Toda estratégia e planejamento do marketing utilizado no mercado de prestação de serviços de ensino e capacitação é referido como marketing educacional. Visa conquistar, manter e fidelizar os alunos (considerados clientes mensalistas) aos serviços de uma determinada Instituição de Ensino.

Há o termo “marketing para Instituições de Ensino” que propõe o mesmo conceito e ação de mercado. Em suma, o marketing educacional é implementado por instituições de ensino, na sua maioria particulares.

São ações que determinam as necessidades e desejos dos estudantes (público-alvo) e que indicam a característica e direcionamento de projetos pedagógicos, comunicação, divulgação e serviços institucionais. É o desafio de ser uma escola de qualidade, e atrativa para os consumidores em todos os níveis de contrato de prestação de um serviço.

Nos atuais, além de conquistar um diploma, o aluno-cliente está em busca de uma instituição que ofereça bons materiais de estudo, instalações, corpo docente preparado, e acesso a informações e experiências reais. São fatores que permitirão uma melhor capacitação e salto de qualidade na aprendizagem.

O público interno e externo de uma universidade abrange os administradores, o conselho administrativo, o corpo docente, funcionários, auxiliares, voluntários, doadores, consumidores finais, público local, empresas de comunicação, instituições de pesquisa, e profissionais de apoio especializado.

Como todo semestre e ano é composto por renovações de conteúdo pedagógico e de professores, o marketing educacional deve ser sempre renovado. Além de uma boa imagem corporativa e de uma campanha publicitária eficaz, a instituição deve sempre atestar a qualidade de seus cursos e instalações constantemente junto à sociedade.

Segundo Kotler, o marketing é uma função gerencial que oferece estrutura e ferramentas para que as instituições de ensino possam ser melhor sucedidas em atrair e atender seus públicos. Sobretudo, assim como em todo planejamento, conhecer bem o seu público interno e externo, e as necessidades de pesquisas científicas e de formação para o mercado.

Por Fernando Rebouças