O endomarketing na vivencia cotidiana - por Kildemir Sales

11/05/2011 11:23

Segundo o autor Maurício Tavares, em seu livro Comunicação empresarial e planos de comunicação, o conceito de endomarketing foi criado por Saul Faigaus, em 1995, e diz: “Endomarketing são ações de marketing para o público interno (funcionários, colaboradores) das empresas e organizações.”
Já em uma definição mais recente, o mesmo autor apresenta o endomarketing de forma mais ampla: “são ações de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e das do terceiro setor, observando-se condutas de responsabilidade comunitária e ambiental – Bekin – 2004.”
Como visto, o endomarketing é de importância relevante (foco na comunicação e na motivação) para que empresas, organizações e demais instituições possam aprimorar e profissionalizar o relacionamento empresa/colaborador (cliente interno), pois ao avaliar e analisar o ambiente interno da empresa, aferindo como seus colaboradores estão percebendo a empresa, seus valores a sua missão, a sua visão, e como a mesma se dirigi aos mesmos, é possível desenvolver ações de conscientização e valorização da instituição, e em contra partida, verificarmos o grau de satisfação do colaborador com a empresa. O endomarketing tem ainda uma função motivadora, chamando a atenção da empresa para a constante necessidade de aperfeiçoamento/reciclagem dos colaboradores.
Em resumo, o endomarketing integra e motiva através de ações de comunicação interna bem planejada e constantemente monitoradas.

Apresentamos um case onde após uma análise cuidadosa, detectamos no cliente "Xick Baby" do segmento de calçadista inantil,  uma carência significativa no tangente a comunicação interna e implantações de ações de endomarketing. Notadamente ao analisarmos os formulários, as correspondências expedidas, o layout dos quadros de avisos, a forma de comunicação via e-mail, o wesite, o formato dos informes e avisos para os colaboradores, dentre outros ítens, ficou evidente a não valorização do conteúdo dos mesmos e nem a forma como os colaboradores recebem ou interpretam essa falta de sistematização técnica.

Chamamos a atenção dos gestores da Xick Baby, para a relação de satisfação pessoa/profissional dos colaboradores e o desempenho de toda a produção. Mostramos que a motivação e uma comunicação que valorize o que nela está inserido é a melhor forma de garantirmos uma produtividade satisfatória e eficaz. Dessa forma, passamos a planejar e adotar as seguintes ações:
 

  • Maior integração/interação entre administração direta e demais colaboradores;
  • Criação de um padrão redacional a ser utilizado pela administração direta e demais setores;
  • Utilização de uma unificação visual da empresa – Identidade Visual;
  • Implementação de ções de endomarketing que levem o colaborador (cliente interno) a valorizar a empresa e ao mesmo tempo se sentir peça fundamental no processo;
  • Visão de futuro – sistematização do processo comunicacional interno (tal ação irá espelhar certamente na percepção que o público externo tem em relação a empresa – mudança de cultura corporativa).

 

 

Objetivos a serem alcançados:

Integrar, motivas, redefinir atitudes corporativas, sistematizar a comuincação interna, com a certeza de que essas ações irão repercutir em todos os ambientes em que a empresa esteja inserida (micro e macroambiente).